O que são os Credos?

15/09/2013 21:25

A palavra "credo" é latina e significa "eu creio". Em linhas gerais, um credo é uma profissão pública de fé, que busca expor de forma compreensível e ordenada o conteúdo da doutrina cristã. Ao longo da história da Igreja, em especial nos primeiros séculos, vários credos foram elaborados, via de regra para responder a controvérsias que ameaçavam dividir os fieis. Debatiam-se temas como a Santíssima Trindade, a natureza de Jesus Cristo, a pessoa do Espírito Santo e o sentido da fé.

Três credos ecumênicos, isto é, elaborados por representantes de todo o mundo cristão (oikoumene), são aceitos por todas as igrejas, tanto católicas quanto protestantes: o Sinal Apostólico, o Credo de Niceia-Constantinopla e o Credo de Atanásio. O primeiro deles é o mais antigo: segundo a tradição, o Sinal foi elaborado pelos próprios apóstolos de Jesus, sendo repetido pelos cristãos por ocasião do batismo. Basicamente, o Sinal é um resumo da doutrina cristã.

O Credo Niceno-Constantinopolitano foi composto a partir dos debates travados em Niceia (no ano 325) e em Constantinopla (no ano 381). Além de reafirmar os fundamentos da fé, esse credo enfatiza especialmente a divindade do Senhor Jesus, que havia sido negada pelo bispo herege Ário e seus seguidores.

Quanto ao credo atribuído a S. Atanásio, trata-se de outra defesa da Igreja contra a heresia ariana, no qual se reforça a doutrina trinitariana e o mistério das duas naturezas de Jesus Cristo, que é Deus e homem. 

As palavras dos credos podem parecer anacrônicas e incompreensíveis para as mentes contemporâneas, mas estuda-los em seu contexto de elaboração nos auxilia, e muito, no entendimento da fé que a Igreja vem professando ao longo dos séculos, bem como no aprofundamento de nossa própria cosmovisão cristã. Os credos não são uma exclusividade de católicos romanos, ortodoxos e protestantes históricos, mas um tesouro a ser explorado por todos os cristãos.

A propósito, a palavra "católica", que aparece nos credos como adjetivo de Igreja, significa "universal", isto é, de todas as pessoas, em todos os tempos e em todos os lugares.