O desafio do Papa

30/09/2013 10:14

Como era de se esperar, o Papa Francisco começa a sofrer oposição dentro da Igreja católica. Os "conservadores" e "tradicionalistas", versão moderna dos fariseus e saduceus que tanto atormentaram o Senhor Jesus, agora se voltam contra esse servo de Deus.

Acham que ele é me O Papa Francisco acena para a multidão durante cerimônia do Angelus na Praça de São Pedro: Pontífice demonstrou uma maior abertura às transformações das sociedades modernas, o que está lhe rendendo ataques de conservadoresFoto: STEFANO RELLANDINI / Reuters/STEFANO RELLANDINInos Papa porque escolheu uma cruz de prata ao invés de uma de ouro, ou porque usa sapatos pretos ao invés dos tradicionais sapatos vermelhos. Dá pra acreditar? Isso me lembra o episódio da queda de Constantinopla: enquanto as tropas muçulmanas invadiam a cidade e derrubavam o Império, os líderes da Igreja, reunidos em concílio, discutiam detalhes de liturgia.


O Papa Francisco acena para a multidão durante cerimônia do Angelus na Praça de São Pedro: Pontífice demonstrou uma maior abertura às transformações das sociedades modernas, o que está lhe rendendo ataques de conservadores
Foto: STEFANO RELLANDINI / Reuters/STEFANO RELLANDINI

Ficam bravos porque ele não quer se impor à Igreja como um monarca, escolhendo antes servi-la como pastor e pai. Esbravejam porque ele é menos Pontífice e mais Papa - ou já se esqueceram que Papa significa justamente "papai", um título carinhoso que se usa para o pai querido com quem se tem intimidade?

Esses abutres da fé quase sofreram um piripaque quando Francisco, movido de autêntico espírito evangélico, confrontou a Igreja católica com suas próprias obsessões: "Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?" Como seu Mestre e Senhor, Francisco escolheu não atirar a primeira pedra. E muitos católicos, ao invés de reconhecerem aí a Voz do Supremo Pastor, já farejam no Papa o odor da heresia.

Como Jesus, Francisco escolheu os pobres, os humildes, os marginalizados. E como aconteceu com Jesus, ele agora incomoda as estruturas esclerosadas da hierarquia religiosa. O destino de Jesus, sabemos qual foi: acusado, humilhado, açoitado, cravaram-no, por fim, em uma cruz. Estará o Papa a caminho do Calvário? Ousarão os rebeldes a se erguer contra o escolhido do Senhor?

Sei que o Papa não lerá estas linhas, mas sei que ele, mais do ninguém, conhece a mensagem de seu Mestre: "Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês" (Mateus 5,10-12).

Paz e bem!

 

https://oglobo.globo.com/mundo/papa-francisco-ja-enfrenta-resistencia-no-vaticano-10192000